Existem livros que tratam sobre etiqueta no casamento, no trabalho, para homens e para mulheres, ao telefone, nas festas das empresas, à mesa, enfim, tratando sobre os mais diversos assuntos.
Fala-se sobre comportamento, maneiras de se portar, como ser educado com quem se conhece e com quem não se tem intimidade.
E de repente me deparo com uma dúvida... e etiqueta do fim de um relacionamento, existe? Como se pode deixar de agir com educação e respeito com alguém que você tanto amou, conviveu? Será que o fim de um relacionamento acaba com qualquer polidez ou regra de etiqueta?
Tenho ouvido muitos questionamentos das pessoas que conviveram e viveram meu namoro e noivado. Será que existe alguma regra de educação mínima a ser aplicada nessas horas?
Quando comecei a namorar o Cebola*, o apresentei à família e o considerava o homem mais gentil e mais polido que existia. Quando pensávamos em noivar, ele conversou com minha prima e meu pai, em Ponta Grossa. Quando queria conversar, falava com meu tio (que o acolheu como integrante da família), saía com meu primo... Em nosso noivado, reunimos toda a família para compartilhar o momento. Enfim, envolvimento total da família em todas as etapas do namoro e do noivado. E uma das coisas que mais ouvia da parte dele é que o casamento se dava não apenas com o outro... mas com a família toda...
E agora? Existe algo a ser feito para manter o mínimo de civilidade?
Ouço um zilhão de perguntas do tipo:
"_Ele ligou para alguém da família para justificar o término?"
"_Dignidade no fim do namoro inclui a família, ele fez isso?"
Que nada... se nem a mim houve uma explicação digna e comportamento respeitável... imagina pensar em regras de etiqueta e comportamento civilizado...
*Cebola=aquele que me fez chorar
Nenhum comentário:
Postar um comentário